Venha assistir ao relato da experiência da oficina remota Trabalho, Tecnologia e os Novos Caminhos da Servidão, ofertada junto ao PROINICIAR/UERJ! 

Olá!

Conheça os vídeos produzidos pelos participantes da oficina Criando Vídeos em Casa com o Celular, que aprenderam praticando em um curto espaço de tempo a produzir seu conteúdo com o que tem em casa.

Venha nos prestigiar!

Você muito bem-vind@!

Olá! Sejam muito bem vindas, vindos e vindes a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a oficina "O Pensamento Negro Para uma Educação Decolonial."

Olá, Queridas Pesso@s, bom dia, boa tarde, boa noite!

Sejam muito bem chegados à MOSTRA DAS OFICINAS ministradas em 2020!

Lhes apresento as três oficinas ministradas:

- Introdução à Construção de Documentário: relatos de experiência;

- Introdução a Povos e Comunidades Tradicionais: territórios, territorialidades, outras epistemes;

- Ecologia de saberes: expressões identitárias territoriais dos fazeres com saberes da  arte de curar dos povos e comunidades tradicionais.

Entrem para conhecer!!@:-)

Muito obrigada,

Maria Sá Xavier

Qual a sua vivência de Cidade? De quê forma ela influenciou em sua experiência escolar? 

Estas perguntas permeiam os vídeos que compõem a mostra "Audiovisual e Favelas: outras perspectivas da Cidade na Sala de Aula", e foram produzidos com o objetivo de refletir a partir da memória destas pessoas os entrelaçamentos entre a escola, as experiências de vida e os territórios onde moravam em suas cidades.

Estes vídeos foram produzidos por participantes da oficina "Audiovisual e Favelas: outras perspectivas da Cidade na Sala de Aula" durante os meses de Abril a Agosto de 2020.

A oficina teve como proposta discutir as diferentes perspectivas e narrativas sobre as cidades a partir das produções audiovisuais realizadas por moradores e coletivos de favelas e periferias, além de pensar como estas experiências artísticas podem potencializar processos pedagógicos no âmbito da escola formal ou de outros espaços de educação, para problematizar os preconceitos sociais vividos por moradores de periferias e favelas em intercessão com as questões do racismo, da LGBTQIA+, de classe e gênero.

Trabalho feito com as alunas do curso online do PROINICIAR 2020.

O material apresentado inclui sequências aprendidas nas aulas e mini coreografias elaboradas pelas próprias alunas na conclusão do curso.

A proposta é que as participante após frequentar as aulas tenham recursos e autonomia para executar suas próprias leituras, podendo assim, inserir num contexto geral os benefícios que a Dança Oriental proporciona para autoestima, consciência corporal e desenvoltura social.

Congratulações!

A Mostra da Oficina de Procedimentos Holísticos aborda a respeito do que é o holismo, esclarecendo qual a sua importância e como acessar seus benefícios. Possui caráter informativo para qualidade de vida.

Segundo essa ótica, todo nosso universo é orgânico, repleto de vida, reciprocidade e consciência, o que possibilita que nossos organismos subtraiam, em impecável equilíbrio e harmonia, sua própria existência no mesmo.

A exposição apresenta três vídeos ordenados sobre alguns procedimentos praticados nas oficinas e  também o relato de experiência vivenciada por estudantes que participaram das oficinas, durante o período de isolamento social.

Olá!

Venha conhecer as fotos produzidas pelos participantes da Oficina Aprimorando a Fotografia com Smartphone!

A oficina tem como objetivo desenvolver o olhar fotográfico, utilizando o smartphone como ferramenta.

Seja bem-vind@!

Este trabalho apresenta um diálogo entre a relação de vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes retratados no longa metragem "Tempos Modernos"  e, as garantias de direitos contemplados no Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990 - ECA.

 

Como as finanças impactam na conquista do que é importante para você? Já parou pra pensar que qualidade de vida é usufruir de suas conquistas e alcançar seus sonhos?

Sim, seus sonhos e suas conquistas, é nesta hora que devemos falar sobre finanças pessoais. Ou seja, 

  • Ter um padrão de gastos ajustável aos ganhos;

  • Ter controle sobre gastos e despesas;

  • Ter algum dinheiro guardado para emergências;

  • Ajudar pessoas próximas, se necessário.

Parece pouco, ou não. Afinal, não sei como estes cuidados implicam na sua realidade. Contudo, o que quero explicitar, aqui e agora, que nós somos os senhores do nosso destino. Acredite, apenas estabeleça controles e métricas e perceberás o quanto, pequenas ações podem mudar totalmente sua realidade.

Nenhuma mudança é espontânea. Não há fórmula mágica do bolo que resolva. O que resolve é perseverar. Ser constante nas pequenas ações do dia a dia.

Essa foi a minha verdadeira motivação em desenvolver este curso. E, agora compartilho com todos alguns relatos dos alunos sobre nossa troca de conhecimento ao longo da oficina

Conheça como foi o trabalho e a experiência da professora Denise Thomaz e alguns de seus alunos durante as oficinas virtuais com foco na gramática.